Quem Somos



O Instituto Regional de Assistência Técnica e Extensão Rural - IRATER é um empreendimento social  criado em dezembro de 2010, no município de Apuiarés,

sertão do Ceará, através da mobilização e organização de jovens que participaram do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) e recém-formados em Agropecuária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Crato (IFCE), Unidade Umirim. O objetivo do Irater é fomentar ações de convivência com o semiárido contribuíndo para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado do Ceará. A convivência com o semiárido é sua maior e mais importante meta de atuação. 

O Irater vislumbra o desenvolvimento agropecuário sustentável como uma prática pedagógica capaz de potencializar a busca de relações sociais com e na natureza. Não apenas conscientizando cada um dos atores em seu papel, mas, sobretudo, estimulando o conhecimento das questões ambientais para superar as antigas práticas e as condições inicialmente percebidas, visando à transformação do modo de vida e à (ré) criação da cultura, de modo que possam auxiliar na construção permanente de um mundo melhor para todos. 


Missão: 
Promover o uso eficiente e sustentável dos recursos naturais do bioma Caatinga no sertão do Ceará.

Valores: 
Cooperação
Agricultura Familiar Sustentável
Uso eficiente de recursos naturais
Gestão Participativa

IRATER promovendo a extensão rural e dando qualidade de vida no campo.