terça-feira, 17 de julho de 2012

Caatinga floresta do vale do curu e aracatiaçu

17 de julho Dia de Proteção às Florestas


Quando falamos em Floresta, nós brasileiros, pensamos logo em Floresta Amazônica ou Mata Atlântica, mas você sabia que a Caatinga também é uma floresta? Que as arvores podem atingir mais de 20 metros de altura, o equivalente a um edifício de sete andares?
A Amazônica e Atlântica ocorre em outros Países, mas a Caatinga é só nossa, a única floresta exclusivamente brasileira. Os índios a conheciam bem e a chamavam de mata branca. Isso porque, as arvores da caatinga perdem suas folhas deixando expostos apenas troncos e galhos esbranquiçados, o que parece, aos desavisado que as árvores estão mortas, mas não estão, pois durante o período chuvoso as árvores armazenam água e nutrientes em seus caules e raízes para enfrentar o período seco, nesse período as folhas caem, dessa forma diminuem o gasto de energia e evitam a perda de água através da evapotranspiração das folhas. A planta diminui sua atividade, entrando num estado de “hibernação” e dessa forma atravessa o período seco utilizando apenas o que foi armazenado. As folhas caídas no chão secam e formam um tapete que protege o solo e as raízes da insolação.
O período seco é apenas uma fase da caatinga, em sua outra fase, no período chuvoso, ela é uma mata verde por que as folhas voltam a nascer para repor água e os nutrientes perdidos na “hibernação” para isso, as árvores em sua fotossíntese usam a clorofila das folhas como captador solar assim a luz é utilizada para fabricar açucares a partir do dióxido de carbono retirado do ar, depois desse processo é lançado na atmosfera o oxigênio. Isso significa que elas purificam o ar,  mas este não é único beneficio
proporcionado por que também protegem o solo evitando erosões, as margens de rios e nascentes para que não haja assoreamento e contaminação, ajuda a melhorar o clima em áreas urbanas, pois influência na umidade, na precipitação, escoamento superficial e temperatura, preserva a vida silvestre servindo de abrigo e alimentação, é importante na fertilização trazendo nutrientes do subsolo para superfície e formando húmus com a queda de seus galhos e folhas, ainda nos beneficia com o fornecimento de materiais como madeira, substâncias medicinais, frutos e flores, tem influencia na economia e nos transmite uma sensação de calma.
Por isso devemos proteger nossas florestas preservando as matas nativas, protegendo os mananciais para que seja mantido o equilíbrio com isso a fauna e flora encontraram ambientes diversificados para sua evolução.
A caatinga é vegetação adaptada ao clima semiárido, sendo a vegetação predominante no estado do Ceará e encontrada ainda nos estados do PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, e MG chegando a aproximadamente 800.000 km² o que equivale a 10% do território nacional. A Caatinga apresenta inúmeras formas de vegetação, indo desde a caatinga aberta baixa até caatinga floresta alta. A Caatinga floresta é fechada, densa é rico em elementos arbóreos e povoado de espécies nobres, como cedro, pau d´arco, pau branco, pau violete, cumaru, barriguda, baraúna.
O Ceará possui pouco menos de 10% de floresta de caatinga e ainda assim, são muitas pressões que contribuem para a redução do pouco que resta. Desde a colonização, essas áreas sofreram alterações na sua estrutura, com criações, a expansão da agricultura e a exploração madeireira. As áreas de caatinga densa e floresta desempenham importantes funções como banco de sementes de espécies nativas, refúgio de fauna, fixação de carbono, proteção das nascentes, equilíbrio do solo, regulação do clima, além do bem-estar das relações homem-natureza.
Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.
Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais.
Quando uma floresta deixa de existir, perdemos fauna e flora e isso pode provocar, ainda, o desequilíbrio da cadeia alimentar. Com as espécies carnívoras diminuindo, cresce o número de herbívoros, que podem vir a extinguir mais tipos de vegetais.
A perda da cobertura vegetal causa a degradação do solo e, consequentemente, a desertificação. A destruição das florestas afeta, também, o clima, já que elas têm importante papel na manutenção da temperatura, nos ventos e no ciclo das chuvas.
É fundamental lembrar-se da importância de conservar nossas florestas aumentando a proteção, mantendo os múltiplos papéis e funções, reabilitando o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.
E proteger não é difícil todos podemos colaborar com apreservação com ações simples como não derrubar árvores, não jogar lixo nas ruas, terrenos e rios, separar seu lixo, economizar água e energia. É muito pouco o que você pode fazer se comparado com o que vai receber em troca. Por isso o Instituto Regional de assistência técnica e extensão Rural esta trabalhando em projetos de preservação dessa floresta única que corre o risco de desaparecer do mapa.
Então puderam ver aqui um pouco do ciclo das árvores, os benefícios que elas nos proporcionam, a floresta caatinga e como protegê-la. Cabe agora a você a missão de preservar não só as florestas, com todas as suas árvores e biodiversidade, mas também a sua vida que querendo ou não depende do meio ambiente.
                                                      Postado por: Jéssica Matias Costa agente ambiental e Abraão Almeida Sousa técnico em agropecuária

2 comentários:

  1. Que cada um de nois tomemos conhecimento da importançia da caatinga para ,nossa região e para nosso pais ,que assim seja a parti de hoje e sempre.....

    ResponderExcluir
  2. É importante lembrar que o homem é apenas mais um indivíduo no meio, assim como ele todos os outros seres vivos tem seu papel, deste a vida animal até a vegetal, e no nosso bioma caatinga não é diferente, temos plantas que passarão muitos anos se adaptados para adquirirem as estrategias de sobrevivência atuais que diga-se de passagem que é umas das mais desenvolvidas quando se pensa em sobreviver estações de seca e escassezes de água. No entanto, apesar de ter muitos recurso de sobrevivência a caatinga não tem como controlar as ações do homem na forma que ele vem destruindo, por isso resta termos consciência e tenta refazer este percurso de forma harmônica e deixando de escrever uma historia de destruição para uma historia de construção e preservação.

    ResponderExcluir